
O computador sempre foi presente na minha casa, não por causa de grande poder aquisitivo, mas sim, porque, meu pai e minha mãe trabalhavam na CRT (extinta Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações). Ambos usavam computador no seu ambiente de trabalho e, a empresa facilitava a aquisição do computador pros funcionários que, naquela época, vinha desmontado pra quem comprava montar. Assim, minhas primeiras lembranças inserida no meio da informática foram entre uma tarde e outra rabiscando no paint ou mexendo em disquetes, isso pelos meus quatro anos, em 1996.
Na escola a presença das TICs sempre foi presente: seja pelo laboratório de informática, seja por filmes, seja por projetos envolvendo pesquisas. Contudo, o uso realmente efetivo destas tecnologias pra educação se deu no meu ensino médio e na minha graduação. Apesar da televisão, do rádio e do telefone também serem tecnologias de comunicação, quando falamos em TICs não nos detemos à essas tecnologias, somente as que envolvam informática.
Das primeiras vezes que usei o computador pra desenhar no paint ou jogar até hoje, muita coisa mudou. E mudou em pouquíssimo tempo. Vimos a explosão da inclusão digital tomar conta do nosso país e do mundo, vimos a internet discada ceder lugar a banda larga e ao wifi, vimos os disquetes darem lugar a pen drives compactos. Acredito que as TICs estão tão intrinsecas no nosso cotidiano que é praticamente impossível nos desvencilharmos delas.
Com a educação não é diferente: a educação necessita estar atrelada às TICs possibilitando novos recursos de aprendizagem, muitos estudos evidenciam que a tecnologia é benefica para o ambiente da sala de aula. Das vivências que tenho, acredito que todas foram positivas. Contudo, apesar destas tecnologias estarem cada vez mais próximas e acessíveis, elas ainda não atingem toda a população. Este cenário também se reflete na escola, como futura educadora, acredito que o uso das TICs deve estar interligado ao ensinar e aprender, mas considerando sempre as peculiaridades do grupo de alunos.
Oi Aline,
ResponderExcluirestá ótima a tua narrativa. Eu só gostaria de saber um pouquinho mais sobre o "uso efetivo destas tecnologias pra educação se deu no meu ensino médio e na minha graduação". Voltarei em breve para saber mais...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie